Acesso remoto fáciel e grátis

Acesso remoto fáciel e grátis

Configurar um acesso remoto a um computador nunca foi tão simples e é grátis.

Uma das alternativas é o TeamViewer, podem ver como podem usar este aplicativo no meu artigo xxxx , no entanto após alguns acessos (não sei bem qual as condições em que é considerado uso comercial) o software passa a permitir apenas 5 minutos de acesso fechando a ligação e têm que esperar uns minutos até nova ligação… inconveniente no mínimo.

Andamos nós aqui a usar software pago na forma gratuita e cortam a ligação??? 🙂 🙂

Encontrei esta alternativa muito útil e apesar de não fazer metade do que o TeamViewer faz, no meu caso chega para os estragos.

Vamos até ao site do RealVNC e criamos uma conta nova clicando em SIGN IN no canto superior direito (espero que um destes dias não troquem o sitio).

São levados para a página de registo, apesar de poderem escolher a versão Português na página principal as restantes não estão traduzidas mas estão na versão PT do site… pormenores.

Introduzem um email válido e não se esqueçam de clicar no Captcha e depois em “next“. Depois é só colocar password e preencher os restantes campos, o contacto não é necessário.

Não se esqueçam de confirmar o registo no email.

Depois de confirmarem o registo do REALVNC no email abre uma página com a opção ACTIVATE. Cliquem neste link e sigam as instruções.

No caso de optarem por instalar o acesso remoto mais tarde sigam estes passos;

Instalar o VNC CONNECT

Vão até `página do REALVNC e descarreguem o VNC CONNECT para a plataforma pretendida. Na grande parte dos casos será usado para aceder a sistemas Windows que se encontra seleccionado por defeito. Caso pretendam outra plataforma terão que escolher o acesso remoto pretendido.

Depois de descarregarem o executável é hora do executar. Basta seguirem os passos, se não houver necessidade de nenhuma configuração em especial deixem as opções seleccionadas por defeito.
Tomem apenas atenção se a opção “Adicione uma excepção à firewall para o VNC Server” se encontra com o pisco, caso contrário a firewall do Windows irá bloquear o acesso remoto ao vosso computador.

No final da instalação no quadro Introdução – Gostaria de licenciar o VNC Server, podem retirar o pisco na opção “Enviar dados anónimos de uso ….“, aqui a escolha é vossa, o RGPD sempre em alta.

Logo de seguida têm que adicionar a conta em que este equipamento será registado para mais tarde acederem. Introduzam o vosso email e palavra pass registado REALVNC e passam a ter este equipamento disponível para acederem remotamente

REALVNC-activar-excepcao-a-firewall

Instalar o REALVNC VIEWER

Vão até à página de download do REALVNC VIEWER, este executável servirá para acederem remotamente a todos os computador que se encontrem registado na conta criada.

Escolham a plataforma onde irão instalar o REALVNC VIEWER e descarreguem o ficheiro. Corram o instalador e sigam as instruções que são simples de seguir.

Depois de instalado o software no vosso computador, abram o software e entrem na vossa conta. Para isso podem clicar no canto superior direito onde diz ENTRAR (o nome faz sentido) abrindo uma janela para poderem autenticar com o email e palavra pass da vossa conta do REALVNC.

realvnc-entran-na-conta

Depois de autenticar passam a ter acesso remoto a todos os equipamentos registados na vossa conta com o REALVNC CONNECT.

Desta forma podem ter na versão gratuita acesso remoto a 5 computadores, que nem é uma limitação muito má. Pessoalmente prefiro registar uma conta individual para cada cliente que normalmente não tem mais do que 5 equipamentos.

acesso-remoto-com-o-realvnc-viewer

Estamos aqui a falar de clientes domésticos que pretendem um suporte simples, rápido e esporádico, mas que serve na perfeição para pequenas empresas ou mesmo lojas com POS, terminais ou um computador de onde podem gerir os restantes equipamentos, fica ao vosso critério como preferem aceder remotamente.

Que software acedem para aceder remotamente?

Podem aproveitar para deixar aqui umas dicas de como se organizam para não passar da versão limitada mas GRATUITA do REAL VNC.
Cá vos espero.

Deixe uma resposta

Close Menu