fbpx

Depois de criarem o vosso site irão eventualmente ter que aceder ao sistema de ficheiros para alterar, apagar ou acrescentar ficheiros, e aí vem a pergunta “Como acedo a um site por FTP”?

Existem outras formas de aceder ao sistema de ficheiros, no CPanel podem usar o Gestor de Ficheiros, em Joomla poderão fazer isso indo a EXTENSIONS-TEMPLATES-TEMPLATES e no vosso template aceder a “nome do template” Details and Files, no WordPress podem ir a APPEARANCE-EDITOR, e por aí adiante.

Como acedo a um site por FTP de forma mais simples e rápida é usar o WINscp, até porque posso memorizar os acessos a todos os sites no mesmo lugar.

Bem sei que são muitos os que preferem o FilleZilla que usei durante muito tempo, mas agora prefiro mesmo o WINscp.

Outras formas como acedo a um site por FTP

ACEDER AO FTP NO BROWSER

Abram o vosso browser favorito e escrevam “ftp://ftp.omeusite.com”, sendo que “omeusite” será o nome do vosso site, autentiquem com o vosso username e password e passam a ter acesso ao vosso sistema de ficheiros do vosso site.

No entanto usar um Browser para transferir ficheiros por FTP é capaz de não ser a melhor ideia, cada browser tem um comportamento diferente e muitas das vezes este tipo de transferência está limitado, e possivelmente o vosso antivírus também bloqueia transferências.

ACEDER AO FTP POR LINHA DE COMANDOS

Vão até à pesquisa (podem usar a combinação WIN-Q) e escrevem cmd. Corram o programa em modo de administrador, selecionam o programa e com a tecla direita escolham “run as Administrator”.

aceder-ftp-linha-de-comando

  1. escrevem FTP para entrarem em modo de FTP, o cursor muda para ftp>
  2. vamos abrir uma ligação com o comando “open” que passa de imediato a pedir o endereço de ftp
  3. colocamos o nosso ftp, por exemplo ftp.raulcnsilva.com
  4. Autenticamos com o nosso user e password de ftp
  5. Agora temos a nossa ligação estabelecida e podem usar “?” para saber os comandos que podem usar para receber e enviar ficheiros.
  6. No fim basta escreverem close e by para terminarem a ligação FTP

Usar o WINscp para aceder ao FTP

Façam download do WINscp no portal, actualmente está na versão 5.11.2 e podem descarregar o ficheiro de instalação para Windows ou a versão portable (não requer instalação).

Vou usar a versão de instalação e depois de descarregarem o ficheiro basta correr o instalador e seguir os passos normais.

Depois de instalarem o WINscp abram o programa e podem criar um novo acesso

acedo-a-um-site-por-FTP

Os campos para um novo acesso;

File Protocol: FTP
Encryption: No Encryption
Host Name: ftp.omeusite.com
Port Number: 21
User name: o vosso user
Password: a vossa password

Depois de preencherem todos os campos podem guardar o vosso acesso e guardar a autenticação incluindo a password (apesar de ser inseguro guardar a password).

Agora sempre que precisarem de aceder ao vosso sistema de ficheiros podem aceder com apenas um clique, e já está, é tão simples quanto isso.

  • Post category:Freelancing

Deixe uma resposta