fbpx

A Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente o COVID-19 como uma pandemia e trabalhar de casa é a solução na prevenção onde cidades ao redor do mundo podem iniciar medidas preventivas mais drásticas para proteger a comunidade em geral.

Qualquer vírus, e particularmente o COVID-19, fará o que um vírus faz: propagar e replicar-se no maior número possível de hospedeiros. Isso é tudo o que um vírus sabe fazer. Isso e transforma-se em versões às vezes ainda mais letais que a sua versão original.

Trabalhar a partir de casa ajuda a contenção e as empresa

Como proprietário de uma empresa ou IT Manager, está numa posição única para contribuir e ajudar sua comunidade a diminuir o impacto deste surto.

É um momento difícil para muitas empresas e um momento particularmente assustador para pessoas doentes ou com parentes doentes.

Mas não deixe que uma sensação de paralisia se instale, em vez disso pode preparar tudo agora para ajudar tanto os seus colaboradores como toda a comunidade.

Incentive os colaboradores a trabalharem de casa

A maior vantagem de um IT Manager é saber o que será possível resolver a partir de casa e identificar o que será acessível remotamente e pensar como aceder ao que não está assim tão acessível..

#StayTheFxxxHome Movement

Se tem dúvidas sobre a solução “trabalhar de casa” aproveite e veja a simulação que usou Tokyo como exemplo de como trabalhar remotamente baixou de forma drástica a proliferação do COVID-19.

A melhor coisa que podemos fazer agora como comunidade é a quarentena e o espaçamento social. A ideia por trás da auto-quarentena e do espaçamento social é ajudar a evitar sobrecarregar os hospitais.

Apenas fique em casa para ajudar a desacelerar a curva de contágio, para que os mais doentes da sua comunidade tenham uma chance de lutar para receber os cuidados adequados.

O que vai precisar para trabalhar a partir de casa?

Para que seja possível manter a actividade saudável o melhor será preparar já todas as ferramentas de forma a facilitar todo o processo e manter a comunicação fluída e centralizada.

Email

Sempre acessível e pronto para nos servir, a forma mais usada de comunicar seja por Gmail, Hotmail ou Outlook.

Mas não abuse desta ferramenta, lembrem-se que quem recebe o seu email irá receber de mais pessoas e centralizar a comunicação na caixa de email é dar asas à confusão e informação perdida.

Gestor de Projectos e Tarefas

ClickupMesmo com a versão gratuita pode centralizar todas as tarefas e dividir por projectos, assim todos saberão em que estado está cada processo.

Cada colaborador poderá usar o email empresarial para realizar o registo e depois partilham pastas e tarefas entre todos.

Para comunicarem

WhatsApp

Dado que grande parte das pessoas já usam o WhatsApp podem aproveitar para criar grupos e comunicar de forma simples.

Slack

Se houver necessidade de mais do que uma comunicação simples usem o Slack, permite criar grupos, comunicar em privado e integrar com outras aplicações.

Zoom

Para aquela reunião semanal o Zoom será perfeito… e há uma versão gratuita. Basta criar salas e partilhar o link e permite comunicar por video entre outras funcionalidades.

Trabalhar de casa como se na empresa estivesse

No entanto poderá haver a necessidade de aceder a software instalado localmente dentro da rede empresarial, e também aqui haverá uma solução simples e barata ou gratuita.

O IT Manager só terá que configurar algum dispositivo dentro da rede que aceite a ligação de OpenVPN como um Router, Servidor, Raspberry, etc.

OpenVPN Server

Grande parte dos fabricantes de NAS como a Synology e Cisco permitem configurar OpenServer nos seus dispositivos. O IT Manager poderá perder alguns minutos a configurar o seguinte;

  • configurar o Servidor de VPN
  • criar os utilizadores
  • configurar o port forward no Router

OpenVPN Cliente

Basta descarregar o software do site e importar o ficheiro descarregado do servidor OpenVPNCom a VPN activa podem aceder á empresa de qualquer lugar a qualquer hora e trabalhar como se estivessem na vossa secretária dentro da empresa.

Reduza viagens ou, melhor ainda, não viaje

Aproveite as taxas de cancelamento dispensadas pelas companhias aéreas e cancele todas as viagens de negócios, principalmente a eventos de grande concentração de pessoas.

Têm as ferramentas para trabalhar de casa e assim proteger colaboradores e também a nossa comunidade sem afectar significativamente meios de subsistência, trabalhando de casa.

Portanto, vamos tentar ajudar-nos uns aos outros, seguindo algumas regras simples que, no final do dia, podem salvar vidas.

O que está a sua empresa ou IT Manager a fazer para ajudar na contenção do surto do COVID-19?

Computer vector created by stories – www.freepik.com

Deixe uma resposta

Abrir chat
Posso ajudar?
Olá, como posso ajudar?
Powered by