fbpx

Dicas para aumentar a segurança durante as reuniões pelo Zoom de forma a evitar entradas não autorizadas e inconvenientes.

Nos últimos dois meses assisti a um aumento não só do uso da video conferencia mas também da abertura das pessoas no uso desta tecnologia à medida que aumenta o trabalho remoto relacionado ao coronavírus.

A ferramenta de longe mais usada é o Zoom que em Dezembro de 2019 contava com aproximadamente 10 milhões de utilizadores diários em reuniões passando para 300 milhões por dia em Abril de 2020 devido ao confinamento global pelo Covid 19.

Outra prova são o número de pesquisas realizadas no Google que mostram a subida repentina no interesse por esta aplicação e mais ainda a partir do estado de emergência

pesquisas realizadas no Google pela palavra zoom

Com o aumento na utilização de ferramentas de video conferência aumenta também o risco de segurança sendo um dos maiores problemas de segurança enfrentados pelo Zoom o aumento do “Zoombombing”, quando participantes não convidados entram e interrompem sua reunião.

O Zoom não é o único aplicativo com problemas de segurança, o aplicativo de jogos por videoconferência Houseparty foi acusado de permitir hackers de acederem a contas da Netflix por usar protocolos de segurança fracos.

Embora não haja garantias, existem algumas formas de tentar garantir maior segurança nas reuniões e melhorar níveis gerais de privacidade ao usar o Zoom.

Garantir maior segurança nas reuniões do Zoom alterando as seguintes configurações

Existem algumas configurações simples que pode alterar antes do início da reunião do Zoom, que permitem reduzir a probabilidade de invasão por pessoas não convidados e reforçar a privacidade em geral.

ID de reunião pessoal

Não use o seu ID de reunião pessoal para a reunião. Em vez disso, ao criar uma nova reunião use um ID exclusivo e aleatório.

No Portal do Zoom abram a vossa conta > Configurações e desabilitam “Usar ID pessoal de reunião (PMI) ao agendar uma reunião” e “Usar ID pessoal de reunião (PMI) ao iniciar uma reunião instantânea

maior segurança nas reuniões do Zoom
maior segurança nas reuniões do Zoom

Sala de espera no Zoom

Activar o recurso “Sala de espera” para poder ver quem está a tentar ingressar na reunião antes de permitir o acesso.

Como muitas outras funções de privacidade, um intruso mais habilidoso pode por vezes ignorar esse controle… mas pelo menos assim consegue-se evitar males maiores.

Para activar o recurso Sala de espera;
Gestão de conta > Perfil > Reuniões > Sala Pessoal de Reuniões.

De seguida, no final da página cliquem na opção de “Editar esta reunião” para marcar a opção “Habilitar sala de espera”

opções de segurança no zoom

Desactivem também as outras opções, incluindo a capacidade de convidados ingressarem antes do host (ele deve estar desactivado por defeito, mas só para ter certeza ).

Desactivar mais opções no Zoom

Em seguida, na opção “Configurações” no menu do lado esquerdo desactivem a partilha do ecran para não-hosts e também a função de controle remoto.

Por fim, desactive todas as transferências de arquivos, anotações e o recurso de salvamento automático para o chat.

Bloquear a Reunião

Quando a reunião começar e todos estiverem presentes, bloqueie a reunião para pessoas de fora abrindo a janela de participantes > clicar nos 3 pontinhos no final da janela > “Escolher a opção “Bloquear a reunião

bloquear reunião no zoom

O que fazer se alguém “Zoombomba” o seu chat por vídeo Zoom?

Já aconteceu. Apesar dos cuidadosos esforços de prevenção, alguém entrou na reunião para causar confusão.

Expulsar os invasores da reunião

Vá para a lista de participantes na barra lateral de navegação e clique em Bloquear reunião para impedir que outros participantes entrem na reunião e poder removê-los.

Desactivar o video dos participantes

Qualquer anfitrião tem a capacidade de desactivar a camera na lista de participantes na barra lateral de navegação de qualquer o participante.

Se conhecerem outras formas de proteger as reuniões no Zoom deixem aqui as vossas dicas.

Technology vector created by vectorpouch – www.freepik.com

Deixe uma resposta